A digitalização do PDV no varejo de moda é fator-chave de diferenciação, tendo em vista as inúmeras marcas disputando a atenção do consumidor.

Em uma época em que os recursos digitais são companhia constante, facilitando a rotina das pessoas, as marcas precisam apostar na inovação para atender aos anseios do público moderno. Chega de sinalização antiquada: hoje o consumidor é atraído por formas modernas de exibição de conteúdo.

Como vídeo wall, assistente digitais de vendas, provador digital e muitas outras soluções para digitalização do PDV.

O PDV do futuro precisa ter recursos inovadores e atraentes e, neste artigo, nós vamos enfocar detalhes deste universo. Também mostraremos como a inovação vai ajudar seus negócios – confira!

O papel da digitalização do PDV frente ao novo comportamento do consumidor

Nos dias de hoje, o digital está presente na jornada e na decisão de compra. Isso não significa que toda compra é feita por canais virtuais, mas que a grande maioria dos consumidores, em algum momento, usa a internet antes de fechar negócios.

É bem comum, por exemplo, que ele entre no site da loja para ver e escolher o produto desejado. Depois vá até a loja física para experimentá-lo, fechar a compra e sair dali com o item na mão – sem precisar esperar pela entrega.

Também é possível que a pessoa goste tanto do produto e do atendimento que sinta-se motivada a postar um comentário positivo nas redes sociais da marca. Esse exemplo da jornada do consumidor moderno no ponto de venda reforça o que sempre foi importante, mas que hoje é questão de sobrevivência no mercado.

As marcas precisam garantir experiências positivas para seu público nas lojas e devem integrar todos os seus canais para ter maior eficiência. Em outras palavras, o cliente busca uma experiência omnichannel.

Para isso, as soluções de digitalização do PDV no varejo de moda são essenciais. Entre outras facilidades, elas permitem identificar o perfil dos clientes, facilitar a exibição/troca de conteúdos exibidos. E, até mesmo, definir conteúdos específicos para cada loja da rede – considerando clima e estoque, por exemplo.

Esses recursos inovadores também garantem maior autonomia aos clientes durante sua permanência no PDV, ao mesmo tempo em que ampliam as informações sobre os produtos.

Além disso, possibilitam que essa jornada agradável, onde o PDV se transforma em um verdadeiro ponto de experiência, seja prática e rápida. Ou seja, atende mais dois desejos comuns ao público de hoje!

Digitalização do PDV ajuda os players de moda a se destacarem no setor

Em uma indústria tão competitiva, como é o caso de lojas de roupas, calçadas e acessórios, explorar os recursos da tecnologia para se destacar é essencial. Por isso, cada vez mais empresas do setor estão apostando na digitalização do PDV no varejo de moda.

Ela complementa o poder visual que o setor já tem, ajudando os varejistas a atraírem e fidelizarem seus clientes, aumentando suas vendas. Basta ir a um shopping e olhar ao redor para entender como isso funciona.

Afinal, muitas lojas desse ramo já adotam soluções inovadoras, colhendo resultados mais do que expressivos com isso.

9 benefícios da digitalização do PDV no varejo de modas

Existem muitas vantagens de apostar na digitalização de suas lojas físicas – especialmente no varejo de moda. Destacamos a seguir os principais.

1) Reforço da imagem da marca

A digitalização permite que seus clientes saibam mais sobre sua marca e seus produtos. É bem mais fácil para um cliente lembrar de uma oferta visualizada em um equipamento moderno e dinâmico a recordar de um anúncio em um painel estático.

Isso é muito benéfico porque na próxima compra, os clientes vão lembrar daquela campanha impactante que viram na loja. E haverá mais chances de retornarem.

Com uma maior lembrança de sua marca, a taxa de retenção também aumenta. Dessa forma, você tem mais vendas e crescimento garantidos.

2) Economia nos custos com publicidade

O orçamento para o setor de marketing é sempre uma questão delicada. Custos altos de produção podem muitas vezes impedir que as marcas façam uma pulverização adequada da campanha entre os clientes.

Isso é mais comum ainda entre os players de calçados, acessórios e roupas. Pode-se gastar muito preparando catálogos e outras formas de anúncios para cobrir tudo o que você quer mostrar ao seu público.

E então um produto esgota no estoque ou muda de preço, e aquele material torna-se obsoleto – e não serve mais. Com a digitalização do PDV no varejo de moda, você elabora conteúdos que são veiculados por meio de soluções espalhadas pelas lojas de forma estratégica.

E reduz significativamente o custo de impressão e logistica de distribuição. Com um bom gerenciamento remoto sua estratégia de marketing contempla as particularidades de todas as lojas da rede, considerando região, perfil de público e muito mais.

Além da economia, as soluções para digitalizar o ponto de venda, também colaboram para a agenda de sustentabilidade, já que elimina a necessidade do papel.

3) Estímulo às compras por impulso

A qualidade das imagens proporcionadas pelos recursos de digitalização, e que podem ser visualizados a longas distâncias, tem um poder incrível de atrair clientes. Mas não é só por isso que a digitalização do PDV no varejo de moda é uma estratégia inteligente.

Além de atrair a atenção do consumidor e “convidá-lo” a entrar em sua loja, essas soluções inovadoras conseguem manter a pessoa mais tempo em contato com seus produtos. Também são excelentes para impressionar os compradores e apelar aos seus interesses.

Afinal, na moda, o aspecto humano está mais ligado aos desejos do que às necessidades. O que pode ser um desafio maior quando sua loja tem apenas recursos estáticos.

Uma boa apresentação visual, realizada através de imagens dinâmicas e anúncios criativos, pode fazer maravilhas para impressionar os clientes. Por consequência, aumentar as compras por impulso que são boas para o seu negócio.

4) Aumento de upsell / cross-sell por meio da digitalização do PDV no varejo físico

Outro reflexo do aumento das compras por impulso é o volume de oportunidades para cross-sell e upsell. Muitas soluções voltadas a digitalizar o ponto de venda mostram produtos alternativos ou adicionais, assim que o consumidor tira um item da arara ou prateleira.

A VTT, por exemplo, tem um amplo portfólio de produtos que, além de aumentar as oportunidades de vendas, também melhora a experiência do cliente, permitindo que conheçam mais produtos que possam gostar.

5) Redução da sensação de espera do cliente

Ninguém gosta de esperar. Mas como o tempo é uma questão de percepção, você pode diminuir a sensação na fila do caixa, por exemplo, com a digitalização do PDV no varejo de moda.

Soluções inovadoras instaladas em sua loja com a exibição de produtos, promoções ou mesmo uma uma deliciosa playlist tocando ao fundo são uma ótima maneira de manter seus clientes entretidos e sem perceber a espera. Dessa forma, é possível impressionar e reter clientes mesmo quando a loja está cheia.

6) Vendas de forma personalizada

Vender fica mais fácil quando você faz uma oferta personalizada. Mas como fazer uma venda direcionada, que aumenta muito a chance do negócio ser bem-sucedido? A melhor maneira é capturando dados que seus consumidores deixam ao se movimentar pelas lojas.

Produtos que tiram das prateleiras, histórico de compras, espaços da loja com mais e menos visitação, perfil dos consumidores, etc. Ao adotar soluções para digitalização no varejo de moda, você tem acesso a essas informações, usando-as para impactar seu cliente com ofertas de seu interesse.

Uma maneira de fazer isso é usar o RFID (Radio Frequency Identification, ou identificação por radiofrequência). Além de controlar o estoque, o RFID oferece uma experiência de compra personalizada, sugerindo ao consumidor produtos com base em seu histórico de compras ou produtos de interesse, por exemplo.

Falamos de modo mais detalhado sobre isso no artigo ”As tendências e o uso do RFID no varejo”.

7) Digitalização do PDV no varejo de moda ajuda a educar os clientes

Produtos novos, desconhecidos pelo público ou que são complexos para operar, às vezes, precisam de explicações para que o público fique por dentro de suas funcionalidades.

É o caso, por exemplo, de um tênis com nova tecnologia, cujos benefícios precisam ser bem explicados para o consumidor entender o real valor do produto.

A digitalização do PDV no varejo de moda é perfeita para esse tipo de necessidade, podendo combinar soluções variadas para esclarecer – e convencer – o público.

Ter essas informações prontamente disponíveis na exibição do produto colabora para que o cliente decida pela compra.

8) Atrair mais fluxo para o interior da loja

Você pode ampliar a visibilidade de sua loja para quem estiver apenas passando por sua vitrine. As pessoas tendem a se acostumar ou facilmente ignorar os cartazes, mas isso é quase impossível com a digitalização do PDV.

Apimentar seus métodos de publicidade com soluções que apresentam conteúdos dinâmicos e atrativos, aumenta o número de espectadores que notam seu PDV e aproveitam para conferir suas ofertas.

E já sabe: capturar a atenção de espectadores é o primeiro passo para aumentar o número de vendas.

9) Apoio para sua equipe de atendimento

O atendimento ao cliente é um grande diferencial entre compras online e off-line. E a digitalização do PDV no varejo de moda pode ajudar a melhorar essa experiência. Uma boa sinalização ajuda os clientes a encontrar o que estão procurando, melhorando sua experiência de compra e aumentando suas possibilidades de vendas.

Além disso, você também pode fornecer suporte adicional ao cliente com soluções que entreguem respostas às perguntas comuns. Ou que conectem os clientes a um membro da equipe para obter assistência.

O benefício adicional é que esses recursos são como atendentes extras. Dessa forma, você consegue liberar sua equipe de atendimento ao cliente para lidar com questões mais complexas, além de reduzir custos com mais pessoal.

Quais recursos da digitalização do PDV causam mais impacto no varejo de moda?

A digitalização do PDV é uma parte valiosa em sua estratégia geral de marketing. Isso acontece porque seus recursos colaboram para uma melhor experiência do seu público e aumentam engajamento entre consumidor-marca, para citar duas vantagens.

Além disso, ainda garantem um aumento expressivo de vendas, maior agilidade operacional, entre outros. Conheça a seguir alguns dos recursos que a VTT, referência em digitalização de PDV no Brasil, oferece aos seus clientes:

Mapa de calor

Este recurso de digitalização do PDV analisa os clientes que se deslocam em tempo real. Dessa forma, pode ajudar a classificar as lojas em várias áreas, contando o número de visitantes em cada região para determinar zonas “quentes ou frias”.

Isso dá ao seu negócio a capacidade de identificar quais locais da loja são melhores para itens promocionais e onde são necessárias mudanças. Saiba mais: Mapa de calor no PDV: entenda a jornada em sua loja e venda mais!

Detecção facial

Essa solução para digitalização do varejo de moda, que também serve a outros segmentos, consegue identificar pontos essenciais para oferecer uma oferta customizada ao cliente.

Como, por exemplo: sexo da pessoa e faixa etária. Vale lembrar que a solução detecta o rosto, mas não a identidade da pessoa, estando de acordo com os princípios da LGPD.

Saiba mais: Detecção Facial no PDV: mais dados e mais vendas

Checkout

Todos os setores podem se beneficiar dessa solução prática e eficiente, que ainda proporciona agilidade no atendimento. E quando o assunto é a digitalização do PDV no varejo de moda, com a expertise da VTT, é possível transformar seu checkout em um poderoso recurso para aumentar o ticket médio.

Saiba mais: Use o checkout no PDV para aumentar seus resultados

QRCode

Este tipo de sinalização inteligente permite aos clientes usarem seus smartphones para percorrer a loja e obter informações completas dos produtos. Com isso, a marca pode explorar o recurso para oferecer cupons promocionais e divulgar ofertas complementares à busca inicial.

Saiba mais: QR Code no Ponto de Venda: use para vender mais

Assistente de vendas

Com a digitalização do PDV no varejo de moda as lojas ganharam um incremento em sua equipe de vendas. O Assistente de Vendas da VTT permite que sua equipe atue de forma estratégica enquanto o cliente ganha mais autonomia no processo de compra.

Com ele, os compradores acessam todo o portfólio da marca, juntamente com informações detalhadas sobre o produto. Também faz recomendações de itens correspondentes e muito mais – tudo ao toque de um botão.

Cabideiro e provador digital

Hoje as lojas podem contar com cabideiros e provadores equipados com sensores que detectam imediatamente quais itens o cliente selecionou ao acessar o espaço.

Com essa informação, é possível criar verdadeiras experiências imersivas com uso de trilha sonora, imagens e outros recursos que elevam a sensação positiva do cliente com a marca.

Video wall: excelente opção de digitalização do PDV para o varejo de moda

O Vídeo Wall pode ser aplicado nos mais diversos setores do varejo. Mas é na moda que ele cai como uma luva. Essa solução tem sido usada com sucesso por muitos clientes da VTT, como a Shoulder. Fundada em 1980, a marca brasileira de roupas escolheu esse recurso inovador para mostrar suas coleções no interior das lojas.

Através da digitalização do PDV, seu negócio também pode se manter relevante por meio do aumento da consciência de marca, engajamento dos consumidores e, claro, das vendas. Além da Shoulder, a VTT possui outras histórias de sucesso, com clientes satisfeitos por terem optado pela digitalização do PDV no varejo de moda.

Entre eles, sugerimos que conheça o Case de Sucesso VTT-Hering. E se você deseja usar soluções de digitalização do PDV no varejo de moda para atrair e atender bem os seus clientes, entre em contato com nossos especialistas.

Fale conosco e saiba mais!