O marketing sensorial é muito conhecido por garantir uma boa experiência ao consumidor. Sua aplicação permite fortalecer a conexão com marca, estimulando todos os sentidos e gerando emoções. 

Os sentidos desempenham um papel fundamental nas percepções do consumidor e por isso exercem uma influência poderosa nas decisões de compra. Assim, cada vez mais, as empresas estão aplicando-o para gerar melhores e mais completas experiências ao consumidor no PDV.  

A estratégia mexe com os cinco sentidos para influenciar as percepções, memórias e processos de aprendizagem. Dessa forma, é possível estimular as motivações, desejos e comportamento dos consumidores.  

O objetivo é criar uma experiência sensorial, que fortaleça a conexão com os usuários por meio de um processo que envolve tanto a parte racional quanto a emocional.

Entenda melhor como isso funciona e como as soluções de digitalização do PDV colaboram para colocar essa estratégia em prática. 

Marketing sensorial: perfeito para seu PDV tornar-se um Ponto de Experiência  

O marketing sensorial envolve uma série de técnicas, aplicadas para atingir os sentidos do cliente e influenciar seu comportamento com base nos sentimentos que sua marca e suas táticas despertam. 

Então estimular os sentidos pode influenciar muito a experiência do consumidor e sua decisão de compra. 

O desenvolvimento do marketing sensorial foi impulsionado por dois fatores principais: 

  • Pesquisa científica: ligada principalmente ao campo da neurociência, que está intimamente conectada à função do marketing. A neurociência nos ajuda a compreender os processos cerebrais envolvidos na percepção e no comportamento, bem como o papel desempenhado pela emoção e pela razão; 
  • Evolução do mercado: os mercados de hoje são cada vez mais competitivos e globais. Por isso, a capacidade das marcas se diferenciarem é algo mais importante do que nunca. Além disso, o comportamento de compra é cada vez mais impulsionado por fatores emocionais, e não apenas por processos racionais. 

Como consequência, três áreas principais de atividade desenvolveram-se no marketing sensorial: 

  1. A primeira área se concentra na criação de experiências ao consumidor por meio do que é conhecido como “marketing sensorial 360°”. Seu objetivo é influenciar todas as fases do comportamento do comprador; 
  2. A segunda área envolve o aproveitamento de todos os cinco sentidos de forma integrada, alinhando toda a experiência sensorial em um único objetivo; 
  3. A terceira área envolve o uso dos sentidos para consolidar a marca. A ênfase aqui está em apostar em um sentido predominante de formação de identidade – ou seja, uma assinatura sensorial. Isso pode ser feito por meio do uso de cores (como o vermelho da Coca-Cola), do som (como a vinheta da Globo, o “plim plim”), ou de cheiros – entre outros.  

Despertando os sentidos para elevar a experiência do consumidor e os resultados  

Criar o tipo certo de experiência ao consumidor é um objetivo de alta prioridade para as marcas, por isso o conceito de Ponto de Experiência vem ganhando terreno.  

Afinal, uma experiência memorável pode criar uma conexão mais forte com o produto ou serviço, aumentar a satisfação e influenciar o comportamento e a atitude do consumidor.  

Desse modo, uma solução com conteúdo chamativo pode atrair a pessoa para o ponto de venda, utilizando o apelo visual. Já dentro do Ponto de Experiência (PDE), o consumidor ouve a trilha sonora especialmente desenvolvida para a marca, reforçando seus atributos e identidade, enquanto suas mãos pousam sobre uma blusa para sentir a textura do tecido. 

Na sequência, a rádio indoor anuncia a oferta daquela mesma peça. E, ao mesmo tempo, aparece em telas próximas do consumidor, a imagem e detalhes sobre o produto.

Nesse exemplo de marketing sensorial foram usados os sentidos da visão, audição e tato. Mas eles poderiam ser expandidos, por exemplo, com um perfume único nas peças da loja e com um convite para o cliente provar um delicioso café enquanto aguarda sua vez na fila do caixa.

Exemplos de marketing sensorial no PDV  

Confira a seguir alguns exemplos de empresas que já usam o marketing sensorial em suas lojas físicas.

  • Paladar: a Nutty Bavarian, com seus quiosques localizados em boa parte dos shoppings do país, são um bom exemplo de marketing sensorial aplicado em prol das vendas. Sempre com um colaborador oferecendo amostras irresistíveis ao público – na verdade, a empresa fisga o consumidor pelo olfato, tendo em vista o cheiro inebriante das especiarias; 
  • Olfato: A famosa marca Dunkin’Donuts conquistou resultados positivos após instalar dispensadores de aromas com cheiro dos seus cafés nos ônibus da capital da Coreia do Sul, despertando nos passageiros a vontade de consumir café e rosquinhas;
  • Tato: a L’Occitane criou, em parceria com a VTT, uma Ilha de Degustação. No espaço, os clientes podem lavar as mãos e experimentar os sabonetes da marca. Enquanto isso, tablets próximos à pia mostram informações detalhadas do produto escolhido; 
  • Audição: o Provador Musical, uma solução desenvolvida pelos experts da VTT, em parceria com o Banana Music Branding une imagens e músicas relacionadas ao produto que o cliente está experimentando. O objetivo é posicionar o consumidor no contexto do produto, o que contribui para estimular suas decisões de compra;
  • Visão: lojas que adotam soluções modernas para digitalização atraem o cliente pelo olhar. Com conteúdos coloridos, bonitos e dinâmicos, os PDVs estimulam a visão do consumidor e são o ponto de partida para levá-los para a loja. A VTT tem muitos exemplos nesse sentido, em sua galeria de Cases de Sucesso.

Como vimos, o marketing sensorial já está sendo utilizado por muitas marcas para criar vínculos emocionais e sensoriais com seu público. Para isso, variam suas estratégias para explorar sons, sabores, aromas, texturas e visuais chamativos.

Com a solução certa para digitalizar seu ponto de venda, explorar os sentidos e influenciar a decisão de compras de seus consumidores ficar muito mais fácil. 

Para isso, no entanto, você precisa contar com uma empresa experiente como a VTT, a no1 em digitalização do PDV no Brasil e América Latina.

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