Coletar dados estratégicos do PDV é essencial para o sucesso dos varejistas. Por meio deles, sua empresa conhece melhor o cliente e dessa forma, pode se antecipar aos seus desejos e criar ofertas personalizadas. Dados estratégicos do PDV: mais vendas e benefícios aos seus negócios.

Para isso, soluções voltadas à digitalização do PDV são muito importantes, permitindo armazenar e acessar dados que, diariamente, são produzidos nas lojas físicas.

Sem contar que elas também transformam o ambiente, proporcionando mais modernidade, praticidade e agilidade ao atendimento. Em outras palavras, garantindo experiências impressionantes para o consumidor. 

Com a tecnologia certa todo varejista pode ter acesso a informações atualizadas em tempo real, e de modo prático, transformando-as em poderosos insights para sua estratégia de marketing. 

Neste artigo vamos analisar a importância desses dados e seu impacto no sucesso de seus negócios. Confira! 

Varejo físico é rico em informações que podem virar insights

Desde o momento que entra em sua loja, por meio de seu comportamento e interações no ponto de venda, o consumidor deixa um rastro de informações. Se o PDV for digitalizado é possível acompanhar essa jornada e entender seus hábitos de consumo. 

Além disso, a marca que executa uma estratégia omnichannel, mais do que proporcionar uma experiência integrada ao cliente, pode obter informações valiosas dessas interações.

Mas como coletar esse dados, provenientes de diversas fontes e momentos, para transformá-los em vantagem competitiva? Com soluções para digitalização do PDV que, além de impactar positivamente a experiência dos clientes, disponibilizam relatórios de forma prática e ágil.  

Dessa forma, você pode obter insights valiosos e suas tomadas de decisão serão, cada vez mais, apoiadas por dados estratégicos confiáveis e atualizados em tempo real. E com otimização de tempo e de investimento!

Dados estratégicos do PDV que você precisa conhecer

Entender o comportamento e necessidades do shopper na loja física é essencial para campanhas assertivas ou, então, para identificar e corrigir estratégias que não estão surtindo o efeito desejado.

E a boa notícia é que os dados colhidos por meio da digitalização do ponto de venda podem fornecer essas e muitas outras informações. Acompanhe as principais.

Dados estratégicos do PDV informam históricos de compra

Use esses dados para fazer recomendações inteligentes e personalizadas para futuras compras e campanhas.

Também para agrupar e recomendar produtos que são relacionados, tão logo o seu cliente retire um item da prateleira e/ou no momento do checkout

Vendas por produto

Identifique as tendências de vendas por produto (ou categoria). A partir daí, aprofunde-se para descobrir as motivações dos seus clientes. Isso vale para itens de grande saída ou aqueles que estão aparentemente “encalhados”.

Com base em dados, por exemplo, você pode descobrir qual o setor da loja que recebe mais visitantes e colocar ali os produtos que estão vendendo menos.

Outros dados estratégicos do PDV

Veja outras informações importantes para uma estratégia baseada em dados e que podem ser obtidas com soluções modernas para o PDV:

  • Quais itens respondem por maior número de reembolsos, devoluções e trocas;
  • Dias e horários da semana em que sua loja tem maior volume de vendas;
  • Forma de pagamento preferida dos seus clientes;
  • Valor médio de compras de cada cliente;
  • Espaço em que os consumidores permanecem por mais tempo e quais aqueles que têm menos visitação;
  • Vendas obtidas por meio da estratégia cross-sel e up-sell.

Por que apostar na análise de dados captados nas lojas físicas?

A resposta para esta pergunta é realmente muito simples: porque vai ajudar a maximizar o sucesso do seu negócio. Isso porque a análise de dados estratégicos do PDV favorece decisões assertivas, ágeis e seguras. 

Com base em dados, você pode conhecer as preferências de seus clientes e oferecer ofertas personalizadas. Pode controlar melhor seu estoque, criar campanhas/promoções de sucesso, usar/adequar o espaço físico de modo inteligente e saber quais produtos ou serviços têm um desempenho excepcionalmente bom e o porquê dessa performance.  

Além disso, os insights obtidos vão te ajudar a manter esse ritmo positivo. Assim como indicar maneiras de espalhar esse sucesso para outras lojas da rede

Por outro lado, algumas coisas podem até estar funcionando, mas você pode encontrar formas de melhorar ainda mais o desempenho. Ou, então, monitora a situação e a mantém até que tenha condições para efetuar a mudança. 

Isso mesmo, a digitalização do varejo físico  permite acesso a dados que não mostram apenas o que e como. Eles podem orientar em relação ao tempo certo para efetuar alterações no seu PDE. 

Por fim, você pode encontrar situações que não estão funcionando e descobrir os motivos disso, definindo um plano de ação corretivo. Assim, evita um impacto negativo no seu resultado final. 

Por isso, obter as informações certas vai garantir que seu ponto de venda se mantenha no caminho adequado para se transformar em um bem-sucedido ponto de experiência

Obtendo dados estratégicos do PDV para elevar resultados

Uma estratégia pautada em dados requer o uso de recursos tecnológicos para capturar as informações que são geradas continuamente e em grande volume. Dados estratégicos do PDV: mais vendas e benefícios aos seus negócios.

No caso de lojas físicas, significa que elas precisam adotar soluções digitalizadas. E o primeiro passo para isso é encontrar o fornecedor certo para conduzir ou otimizar esse processo em seu PDV, trabalho em que a VTT é imbatível

Pioneira e referência em soluções digitais para pontos de venda, a VTT desenvolve soluções inovadoras, totalmente customizáveis e que se adaptam às necessidades e dinamismo do mercado. 

Entre os seus recursos voltados para a obtenção e análise de dados estratégicos do PDV estão: 

  • Medição de Audiência: permite a coleta dos dados de audiência gerados nos pontos de experiência – também conhecidos como PDV;   
  • Detecção Facial: através dele sua empresa pode exibir campanhas e ofertas customizadas. Tudo em um processo automatizado, pensado para agir conforme o perfil do seu consumidor;  
  • Lift & Learn e Scan-me: possibilitam que sua empresa explore uma ampla estratégia de distribuição de conteúdo de acordo com o interesse de compra do cliente. Além disso, também gera dados sobre os produtos de maior interesse dos consumidores. 

As soluções VTT para digitalização do PDV permitem fazer uma análise estratégica de dados do seu varejo físico, gerando relatórios customizados de fácil visualização. Assim, suas informações e análises se tornam mais precisas e seus resultados muito mais positivos.  

Dados estratégicos do PDV: mais vendas e benefícios aos seus negócios. Você saberá como e no que seus clientes estão investindo, terá total controle e visibilidade da operação, corrigindo falhas, reduzindo custos, identificando tendências e definindo as estratégias futuras. Sempre com a segurança que só informações confiáveis e atualizadas podem oferecer.

Comece já a explorar seus dados estratégicos do PDV: 
 
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