Fidelizar clientes no PDV pode ser a chave para impulsionar as vendas e manter a lealdade dos consumidores. Isso pode ficar mais fácil quando sua empresa aposta na digitalização das lojas físicas. 

Afinal, as tecnologias aplicadas tornam o processo de atrair os clientes e mantê-los engajados com seus produtos e serviços mais simples do que nunca. Mas como essas soluções podem ser tão poderosas?  

Para descobrir a resposta é só continuar lendo este artigo. Ao fim dele, você vai saber mais sobre como as soluções para PDV aumentam a retenção de clientes, ajudando sua marca a se manter conectada com eles mesmo quando não estiverem em sua loja.  

A importância de fidelizar clientes no PDV  

O varejo físico depende da sua capacidade de atrair público para as lojas. Nesse sentido, soluções para digitalização do PDV despertam o interesse e levam a pessoa a entrar no estabelecimento. 

Lá dentro, o consumidor mantém contato com os produtos/serviços, aumentando suas informações sobre os itens e influenciando positivamente sua decisão de compras. 

Ou seja, essas soluções inovadoras – como as oferecidas pela VTT – potencializam a capacidade de vendas das lojas físicas. Elas também colaboram para que os clientes tenham maior interação e engajamento com a marca.  

O que é muito importante, afinal, fidelizar clientes no PDV significa levar esses consumidores em direção à sua marca, mesmo quando eles se deparam com as opções de um concorrente. A fidelidade também colabora para que esse público divulgue e recomende seus produtos/serviços para amigos, familiares e colegas de trabalho.  

No entanto, se sua empresa não pode fornecer produtos e uma experiência memorável de atendimento ao cliente, pode apostar que seus consumidores escolherão uma marca que trabalhe para seu encantamento na próxima compra.  

3 dicas para fidelizar clientes no PDV com o suporte da digitalização  

Como você pode ver, a fidelidade do cliente é essencial para o varejo. Mas qual é o papel do PDV digitalizado neste processo?   

A resposta é sempre a experiência do cliente. O PDV é a melhor oportunidade que sua empresa tem de atrair, envolver e converter o consumidor. E como fazer isso? Com a ajuda da digitalização.  

As tecnologias voltadas para o PDV revolucionaram a forma como as empresas de varejo se relacionam com seus clientes. Por meio delas, ficou mais prático e eficaz se antecipar e resolver as dores, proporcionar experiências únicas e ainda aumentar a satisfação e a fidelidade dos clientes.  

Confira a seguir três pontos estratégicos da digitalização que ajudam a fidelizar clientes no PDV:  

1) Coletar dados de clientes  

Os sensores e sistemas instalados em sua loja física podem facilmente coletar e armazenar dados de clientes para você.   

Eles rastrearão o comportamento de compra de seu cliente, como:    

  • Qual foi a movimentação na loja (jornada e áreas mais quentes),  
  • Reações frente às promoções e produtos expostos,  
  • Quais itens de maior interesse e itens efetivamente vendidos; 
  • Perfil dos consumidores; 
  • Horários de maior fluxo da loja, entre outros.  

Com essas informações é possível analisar tendências e otimizar suas campanha e estratégias. Também vai ajudar a oferecer um atendimento mais ágil e personalizado.  

Tudo isso vai impactar positivamente as decisões de compras do seu público, aumentando o volume de vendas no PDV.  

2) Enviar promoções e mensagens direcionadas  

Ao rastrear dados importantes do PDV e dos consumidores, as soluções de digitalização permitem que as marcas direcionem as campanhas que sejam significativas para cada cliente.   

Isso pode ser alcançado também por meio da integração entre a comunicação no PDV, nas redes sociais e no envio de mensagens para dispositivos móveis, por meio de uma abordagem omnichannel.  

Isso significa fornecer informativos e promoções que proporcionam benefícios efetivos para seus clientes que reconhecerão e apreciarão uma comunicação que economiza tempo e dinheiro. É assim que você vai fidelizá-los, construir a confiança na marca e garantir novas vendas futuras.  

Além disso, a digitalização do PDV cria oportunidades concretas de cross-sell e upsell, dois métodos bastantes usados para aumentar simultaneamente a receita e melhorar o atendimento ao cliente. 

Aliás, tecnologias como o Cabideiro Digital, uma das soluções VTT, pode contribuir nesta etapa.   

Quando um cliente está considerando um item específico, a solução sugere produtos complementares ou opções mais sofisticadas, que podem atender melhor às suas necessidades do seu cliente e do seu negócio.  

3) Fornecer uma experiência de compra memorável  

À medida que os clientes recorrem com mais frequência às compras online, torna-se ainda mais importante garantir que as experiências no PDV sejam memoráveis pelos motivos certos. É o conceito de Ponto de Experiência, impulsionado pelas soluções VTT. 

Quando um cliente entra em sua loja, você tem uma oportunidade única de fidelizar clientes por meio de experiências sensoriais incríveis que, além de explorar o máximo do potencial de compra, também geram dados valiosos para o seu negócio. 

Informações que podem ser utilizadas para implementar programas de fidelidade, para premiar seus melhores clientes ainda no ponto de venda. 

Estas foram nossas dicas de hoje para fidelizar clientes no PDV. Para saber mais, acompanhe as atualizações do nosso Blog! Entre elas, confira os dois artigos que selecionamos para você: