Diante de tantas transformações enfrentadas pelo varejo, a mudança de perfil do consumidor talvez seja um dos maiores desafios. Como competir com o comércio online, que pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, bastando um smartphone e acesso à internet? 

A resposta é uma só: oferecendo aos consumidores uma experiência única, toda vez que ele estiver no estabelecimento. E, para esse objetivo ser atingido a digitalização do PDV passa a ser uma estratégia essencial. 

É inegável que há motivos para manter esses espaços. Isso porque, ainda que o e-commerce seja muito procurado, existem alguns diferenciais que somente a loja física pode oferecer: 

  • Confiança: reforçada pelo contato direto com a equipe comercial e possibilidade de ver, tocar, experimentar os itens desejados (dependendo do produto e seguindo protocolos de proteção); 
  • Entrega: na maior parte das vezes, o cliente sai do estabelecimento com o produto já em suas mãos, pronto para uso – tanto que muitas pessoas compram pelo canal online e faz a retirada na loja; 
  • Negociação: somente a loja física permite negociar preços, condições de pagamento, descontos, etc. Tudo ali, dialogando com o vendedor; 
  • Atendimento: havendo necessidade, sempre será possível chamar alguém para tirar dúvidas, bater um papo; 
  • Diversão: sim, ir à loja, conferir novidades e ofertas faz parte de um momento de descontração para o consumidor que sai de casa em busca de interação com segurança
  • Experiência: pela internet não é possível sentir o cheiro daquele perfume delicioso ou a textura do tecido. Já a loja física pode combinar todos os sentidos para oferecer uma experiência inigualável aos seus consumidores. 

Mesmo em períodos em que impera a necessidade de segurança, os pontos de venda continuam sendo um espaço propício para visitas, tendo em vista rigorosos protocolos de higiene e proteção adotados pelo setor e soluções inovadoras, desenvolvidas para melhorar o consumer experience, sem deixar de lado os cuidados com seu público. 

Entre elas, podemos destacar o e-Line, solução criada pela VTT para efetuar o controle de acesso de clientes de modo automático e, ainda, exibir conteúdos promocionais. 

Finalizada essa introdução, que mostra como as lojas físicas são ambientes únicos e importantes, chegou o momento de descobrirmos 7 razões para investir na digitalização do PDV. 

1. O ponto de venda fica mais agradável e convidativo 

Rich Media Tecnologies aponta que 63% dos consumidores acham os anúncios de Digital Signage chamativos, podendo levar as pessoas a entrarem na loja, mesmo se essa não fosse sua intenção inicial. 

A conclusão é óbvia: usar soluções modernas, como vídeo wall ou totens, deixam a loja mais atrativa e convidativa, chamando a atenção de quem está do lado de fora.  

Além de serem um chamariz bastante eficiente, essas soluções oferecem outras facilidades como reduzir custos, uma vez que dispensam a impressão de folhetos e catálogos promocionais, bem como toda a logística necessária para a distribuição de materiais impressos. 

2. Gera maior aproximação entre marca e cliente 

A percepção de qualidade da marca e seus produtos ou serviços fica maior quando a sinalização digital também é de qualidade, o que exige um padrão visual e de conteúdo elevados para atrair e fidelizar clientes. 

Ao investir na digitalização do PDV você garante que sua loja exiba conteúdos sempre atualizados e condizentes com o perfil de seus clientes, reforçando sua marca. 

3. Investir na digitalização do PDV aumenta os resultados 

Ávidos consumidores digitais, o público de hoje está acostumado com telas. Tanto que, segundo a VCA Global, 42% das pessoas preferem comprar em lojas que usem a digitalização em seu espaço físico. 

Somando esse dado ao fato de que grande parte das decisões são tomadas no ponto de venda, investir na digitalização do PDV é mesmo um bom negócio. Soluções modernas permitem indicar produtos relacionados àqueles já retirados das prateleiras e que são do interesse do consumidor, fazer uso de técnicas de cross-sell e up-sell, por exemplo. 

4. Diminui a percepção de tempo de espera 

Um dos motivos que levam o consumidor às compras online é a otimização de tempo, sendo assim, diminuir a percepção do tempo de atendimento é um grande benefício da digitalização do varejo. 

Ao invés de ficar parado contanto os minutos, o cliente é impactado por mensagens de interesse que distraem e, melhor, colabora para a decisão de colocar mais itens no carrinho de compras. 

5. Permite uma estratégia omnichannel 

O uso de soluções para digitalização do PDV permite integrar todos os canais de venda utilizados pela loja, oferecendo as mesmas promoções em todos eles e integrando a comunicação para torná-la mais eficiente = as soluções voltadas à digitalização no PDV promovem essa integração! 

Com consumidores conectados, o omnichannel é essencial para construir melhores relacionamentos com seu público-alvo. 

6. Prepara sua loja para o futuro 

Ao investir na digitalização do PDV, a loja se prepara para o futuro onde a tecnologia, cada vez mais, assumirá papel preponderante, possibilitando ganhos na operação, reduzindo custos e melhorando a qualidade do atendimento. 

Esses ganhos serão ainda maiores se escolher um parceiro experiente – como a VTT, primeira no ranking de Digital Signage da América Latina -, permitindo que sua loja acompanhe a constante evolução tecnológica. 

7. Aprimora a experiência dos clientes 

Chegamos ao último, e um dos mais importantes, motivos para investir na digitalização do PDV: aprimorar a experiência dos clientes. De modo resumido, significa oferecer ao consumidor que vai até a loja física uma experiência única para que ele chegue à conclusão que valeu a pena sair do conforto de sua casa para ir até o estabelecimento. 

As soluções aqui permitem reconhecer o cliente e oferecer ofertas personalizadas com base em seu histórico de compras e/ou nos produtos tirados das prateleiras. Também fornecem informações extras de itens consultados, influenciando em sua decisão de compras, ou impactando-o com um desconto para aquele produto que ficou para trás na visita anterior à loja. 

Não menos importante: soluções captam dados essenciais. Como identificar, por meio de reconhecimento facial ofertas que não agradaram o público, podendo rever campanhas, tornando-as mais interessantes ao consumidor. 

Apresentamos neste artigo 7 boas razões para investir na digitalização do PDV, mantendo um serviço superior e trazendo seus clientes de volta à loja. Mas se você ainda tem dúvidas dos benefícios dessa prática, vai gostar de ler: 

Como aumentar o ticket médio com as soluções da VTT 

Como as soluções da VTT captam até 7X mais atenção dos clientes no PDV