A transformação digital chegou ao varejo para criar experiências únicas e facilitar a vida do consumidor, agregando valor ao processo de compras.  

Não existe razão para sua loja ficar de fora dessa mudança. Por isso, veja a seguir como a digitalização do PDV pode aprimorar seu atendimento, colaborando para fidelização de seus clientes. 

A digitalização do PDV como forma de melhorar o atendimento ao cliente 

Se podemos fazer tantas coisas a partir da web, por que os consumidores ainda optam por ir às lojas físicas

E por que o comércio varejista tradicional cresce ano após ano, mesmo com a presença do e-commerces e marketplaces? 

A resposta é simples e, no entanto, muito complexa. A primeira parte dela pode ser respondida da seguinte forma: apesar da web nos proporcionar comodidade e agilidade, o contato humano é insubstituível

Diante das mudanças ocorridas nos últimos tempos, os cuidados com a saúde passaram a exigir distanciamento e cuidados ao tocar ou manusear objetos, roupas, calçados e outros itens encontrados em lojas do varejo. 

Assim, as novas prioridades de customer experience têm levado o consumidor a estar atento aos protocolos de proteção adotados nas lojas, sem privá-lo de sua interação com outras pessoas, indo às lojas, conhecendo as novidades, se distraindo. 

Outro fato diz respeito às experiências que só podem ser vivenciadas em uma loja física, explorando os diversos sentidos – sentir a fragância de um perfume ou o cheiro daquele prato servido no restaurante favorito é algo único que, inclusive, pode nos remeter a memórias afetivas de valor incalculável. 

Diante desses fatos, é inegável que o bom atendimento dos clientes, e a melhora no CX, só tem a ganhar ao fazer uso de todo potencial da digitalização do PDV. 

E isso se manifesta por meio das soluções que informam ofertas e detalhes dos produtos tão logo sejam retirados da prateleira ou, ainda, com base em histórico de compras do consumidor – impactando-o com mensagens de seu real interesse, influenciando sua decisão de compras.  

Na prática: como digitalização do PDV funciona 

digitalização do PDV, na prática, vai além de posicionar um totem para registro de opinião ou de receber o pedido em uma rede de fast food, nem tampouco se limita à ideia de substituir o atendente humano pela máquina. 

Ele começa com um bom planejamento das particularidades e necessidades da loja física, passando pela adoção de dispositivos cada vez mais inteligentes, aptos a proporcionar um momento de interação mais produtivo – e que vai muito além do “posso ajudar?”. 

Em um PDV digitalizado, a figura humana se torna mais consultiva e disponível à necessidade do cliente.  

Soluções podem, por si só, fazer o atendimento preliminar com uma comunicação sempre atualizada, assertiva e impactante – do ponto de vista do conteúdo e do visual -, capturando até 7X mais a atenção dos consumidores, oferecendo uma experiência completa, mas não, necessariamente, substitui a interação com o atendente. 

Afinal, máquina nenhuma vai bater aquele papo gostoso ou oferecer um sorriso, certo? 

Além disso, soluções para digitalização do PDV também permitem capturar dados sobre seus clientes e usá-los para elaborar uma estratégia de marketing pautada em análise de informações, gerando um atendimento muito mais positivo e melhores resultados para seu negócio. 

Soluções modernas para proteção do consumidor e do lojista no PDV 

Com a Covid-19 aprendemos que a higienização constante, distanciamento social e uso de máscara formam um combo de sucesso quando se trata de prevenção. Mas é preciso ir além, demonstrando ao consumidor os cuidados adotados para que ele sinta-se confortável e confiante para entrar na loja.  

Seguindo essa linha, duas ferramentas desenvolvidas pela VTT para a digitalização do PDV podem ser a saída para esses tempos de pandemia – sem contar que oferecem facilidades ao serem adotadas em qualquer período. Veja quais são! 

i-Learn: uma ferramenta que torna as compras mais dinâmicas 

Conciliando o conteúdo exibido no monitor com destaques no produto exposto (por exemplo, com uma iluminação direcional), com o i-Learn o cliente pode ter acesso às especificações de um produto apenas fazendo a leitura do QRCode. Além de ficha técnica e da precificação, o lojista também pode adicionar produtos relacionados, looks completos usando o produto em questão e, assim, aumentar seu ticket médio de venda

Tudo isso, sem precisar tocar em qualquer produto, o que confere maior proteção ao consumidor, ao mesmo tempo em que colabora para ter informações importantes para sua decisão pela compra. 

e-Line: controle a entrada de pessoas em sua loja e aumente a segurança da sua equipe e do seu cliente 

e-Line foi criado para que os padrões de biossegurança e de distanciamento social sejam automatizados. 

Por meio de sensores, a solução identifica a quantidade de pessoas que estão dentro do estabelecimento e contabiliza o espaço disponível na loja com um sinal verde ou vermelho. 

Ainda pode ser utilizado para a exibição de peças da sua campanha de marketing – sendo uma solução ideal não apenas durante a pandemia! 

Concluindo… 

O processo de digitalização do PDV é um passo seguro que sua empresa pode dar para melhorar o atendimento ao cliente, aumentando seu volume de vendas e promovendo estratégias como cross-sell e up-sell. 

Também permite economia, evitando imprimir material de propaganda e efetuar sua distribuição ou gastos com anúncios que não garantem retorno.  

Por meio da digitalização do PDV, é possível expandir o registro da sua marca, tornando-a mais atraente para os consumidores e criando condições para que eles permaneçam mais tempo em seu ponto de venda e em contato com seus produtos ou serviços, incentivando-os a consumir suas ofertas. 

Quer saber mais sobre digitalização do PDV? Fale agora com um dos nossos especialistas!