Qual a relação entre digitalização do PDV e música ambiente?  Para responder essa pergunta, basta lembrar que a música certa pode mudar o nosso humor e até nos estimular a tomar certas decisões.  

E esse é um dos motivos pelos quais cada vez mais empresas de varejo estão apostando em unir a digitalização do PDV e música ambiente. 

Quando tocada em uma loja, a música pode influenciar no comportamento dos clientes. Como? Eles podem comprar mais, permanecer mais ou menos tempo na loja, ter uma sensação de tempo de espera maior ou menor, etc.  

Por isso, é preciso escolher a playlist certa! Tudo para atender às necessidades do seu negócio e encantar os seus clientes, proporcionar o clima certo, que combina com sua marca. 

Música ambiente no ponto de venda cria conexão entre consumidor e marca  

A afirmação acima vem de um estudo recente, de universidade australiana. Segundo estes especialistas, a playlist certa influencia os clientes em relação ao que comprar, ao tempo de permanência na loja e ao gasto total.  

Sendo assim, a escolha de gêneros ou músicas específicos influencia subliminarmente a memória de uma pessoa e isso tem impacto direto em seu comportamento. 

Já a American Psychological Association apontou que a música pode ser o fator sensorial chave para gerar compras por impulso.   

Em uma pesquisa, eles descobriram que clientes que fizeram uma compra não planejada gastaram US $32,89 a mais (em média) quando ouviam música (comparados àqueles que não foram expostos ao som ambiente).  

Isso significa que uma loja com a playlist de música ambiente pode levar o cliente ao consumo. E para isso, é preciso escolher os parceiros certos em digitalização do PDV e música ambiente

VTT e Bananas: unindo experiência para um PDV mais encantador

Se você busca um fornecedor para digitalizar suas lojas, a VTT é a escolha ideal. Com mais de 15 anos de expertise, a VTT é referência em soluções digitais para pontos de venda e lançou o primeiro software nacional de Digital Signage (VTSign).

Totalmente customizável, foi desenvolvido para se adaptar às necessidades do seu negócio e ao dinamismo do varejo, e hoje, é adotado pelas principais redes do país. 

Para agregar valor a essa solução, a VTT em parceria com o Bananas Music Branding, agência especializada em curadoria musical, faz um estudo para cada marca e cria playlists personalizadas que transformam a trilha sonora do seu PDV em uma poderosa ferramenta de branding e de vendas.  

Empresas que contam com a VTT para conduzir o processo de digitalização de seus PDVs tem um leque de recursos a disposição, todos voltados para criar o ambiente certo para atrair e fidelizar clientes, bem como alavancar mais vendas. 

Dois bons exemplos de soluções VTT desenvolvidas em parceria com o Bananas são: 

1. Provador musical 

Utiliza a tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência) para identificar as peças que estão sendo provadas e exibe imagens e musicas relacionadas. Por exemplo: Ao experimentar uma roupa de banho, o cliente é surpreendido com imagens de praia e um delicioso som “beach music”.  

Dessa forma, o consumidor consegue se ver naquele contexto, ampliando as oportunidades de vendas – veja o vídeo:

2. Integração Áudio / Vídeo 

A aplicação da inovadora tecnologia VTT permite sincronizar o conteúdo das telas com a trilha sonora da loja. Isso trabalha, simultaneamente, dois dos sentidos mais importantes: visão e audição.  

O resultado é uma maior eficácia da comunicação da marca. Sendo assim, sua loja pode promover novos produtos ou uma promoção relâmpago nos dois canais, envolvendo o consumidor. 

Como podemos notar, apostar na digitalização do PDV e música ambiente é uma decisão altamente estratégica.  

Isso porque gerar estímulos sensoriais através de múltiplos canais pode ampliar a eficácia de suas campanhas de vendas.  

Além disso, pode gerar uma experiência do cliente mais atrativa – e efetiva para seus negócios.  

O sucesso da digitalização do PDV exige experiência e soluções inovadoras  

À medida que a concorrência do varejo cresce, a qualidade da experiência de compra se torna um dos principais diferenciais para os PDVs.  

A música ambiente desempenha um papel de destaque nesse processo. Como você pode ver neste artigo, a playlist certa afeta não apenas o ambiente da loja, mas também o humor e os sentimentos dos clientes em relação à experiência de compra.  

Por isso, escolha os melhores recursos para a digitalização do PDV e música ambiente. Assim você garante uma atmosfera altamente propícia às vendas.  

Agora que você sabe mais sobre os benefícios da digitalização do PDV e música ambiente, conheça a playlist da VTT no Spotify. Escute, curta e inspire-se:

OUVIR TRILHA DA VTT