Você já se perguntou por que algumas lojas físicas parecem atrair pessoas quase sem esforço? Seja pelo cheiro, pelas cores, pela vitrine impecavelmente arrumada, alguns pontos de venda capturam a atenção dos consumidores como se fossem magnéticos. Mas como fazer isso? Será que esse efeito é possível de reproduzir? 

A resposta é sim! E isso pode ser feito por meio da digitalização do ponto de venda, que usa a tecnologia para melhorar a experiência do cliente em lojas físicas e, é claro, vender mais. Neste post trazemos algumas técnicas de digitalização do ponto de venda que você pode aplicar em sua loja física para atrair mais público. Confira: 

Digitalização do ponto de venda: digitalize sua vitrine 

Na hora de montar sua vitrine, o melhor é escolher bons produtos e ofertas, mas sem exagerar na quantidade. Caso contrário, quem passa pela loja pode ficar confuso com tanta informação. A ideia é que o consumidor faça uma leitura rápida e então entre na loja para conhecer outros produtos e receber mais informações. Além disso, o mix de produtos na vitrine pode ser variado, com preços que atraem diferentes públicos. 

Além de organizar a vitrine, você pode ir além usando ferramentas de digitalização do ponto de venda. É o caso da detecção facial, que permite oferecer produtos customizados. Ao reconhecer uma expressão de insatisfação diante de um preço, por exemplo, a loja pode mudar para ofertas que agradam esse público.  

Falamos com mais detalhes sobre isso no post Como o detecção facial está revolucionando a experiência dos clientes nos pontos de venda– vale a pena conferir. 

Explore vários sentidos 

Músicas que tenham a ver com o público-alvo ou que estimulem a compra de produtos já são uma técnica usada pela maioria das lojas. Mas por que não ir além e apostar em outros sons ambientes que chamem a atenção de quem passa perto da sua loja? Da mesma forma acontece com os aromas. 

Na digitalização do ponto de venda do varejo de moda, telas interativas, por exemplo, podem ser instaladas para o consumidor pesquisar por uma coleção, para dar sugestões de compra de acordo com o perfil de cada pessoa, dentre muitas outras possibilidades.  

No setor alimentício, pode-se mostrar pratos deliciosos em alta resolução, personalizar a comunicação com o cliente, diminuir o tempo de espera e oferecer uma experiência melhor aos consumidores. 

Além disso, aqui em nosso blog temos muitos artigos sobre digitalização do ponto de venda e já falamos sobre sensores que permitem que o visitante receba informações sobre um produto quando o segura nas mãos.  

Preço, história, detalhes técnicos e até comparações podem ser mostrados, conforme abordamos no post Lift and learn: conheça os benefícios dessa tecnologia

Vá até o cliente por meio do celular 

Disputar a atenção de uma pessoa competindo com o celular dela é muito difícil. Então por que não estar presente também nesse canal? Os beacons, por exemplo, são dispositivos que permitem entrar em contato com o cliente através do seu próprio celular, ofercendo promoções personalizadas enquanto ele passeia pelo shopping. 

Para fazer uso dessa inovadora solução de digitalização do ponto de venda, primeiro, o varejista instala os Beacons em locais estratégicos da loja. Os sinais são emitidos e se conectam com os celulares com Bluetooth habilitado e aplicativo da loja instalado.  

Então, uma variedade de informações pode ser enviada para o telefone de quem visita a loja, com promoções customizadas, descontos e outros dados. 

Sobre isso, falamos com mais detalhes no post Como aumentar as vendas em sua loja usando Beacons

Quero atrair mais clientes para a minha loja! Por onde começo? 

Se você ficou interessado na digitalização do seu ponto de venda e quer atrair mais clientes para sua loja física, saiba que o melhor caminho para ter um resultado positivo é contar uma empresa parceira, que auxilie durante todo o processo de implementação. 

Aqui no Brasil, você pode contar com a VTT, empresa de digitalização do ponto de venda que oferece módulos de sensores, beacons e muito mais. Visite o site, conheça nossos cases e saiba como podemos transformar sua loja física! 

Depois, converse com nossos especialistas e solicite uma consultoria personalizada para levar todos os benefícios da digitalização para seus PDV.