Como será o PDV do futuro? Você já parou para pensar sobre isso? Ou ainda, que tipo de experiências fará um varejista se destacar no setor? Uma coisa é certa: a evolução digital é sem dúvida um dos elementos mais disruptivos para o varejo físico dos últimos tempo

E já vem promovendo mudanças significativas. Tanto que a digitalização do PDV deixou de ser um diferencial para tornar-se ferramenta essencial para os negócios – desde a atração até a fidelização dos clientes.

Por isso, o ponto de venda está se movendo em direção a um novo nível de experiências para os clientes, melhorando ainda mais o atendimento.

Inclusive para proporcionar abordagens omnichannel verdadeiramente efetivas. Um objetivo facilmente alcançado com o suporte de soluções de digitalização de PDV.

Mais do que nunca, os clientes esperam que as marcas saibam o que eles querem e forneçam experiências perfeitas. Tudo enquanto se movem pelas lojas, muitas vezes clicando nos seus dispositivos. Mais do que o PDV do futuro, este já é o cenário atual.

Então, como varejista, é essencial conhecer e se antecipar às últimas tendências de integração entre espaços físicos e ambientes digitais. O futuro é agora – e precisamos estar prontos desde ontem.

O papel da digitalização do PDV para o futuro do setor

Existem experiências que só o PDV físico pode entregar ao cliente. Entrar em uma loja e descobrir novos produtos, vê-los, tocá-los, experimentá-los pessoalmente e levá-los para casa no ato da compra. Experiências que permanecem criticamente importantes.

Em paralelo a isso, a digitalização do PDV trouxe novas camadas de experiências. Aquelas que exploram todos os sentidos e propõem ofertas personalizadas, mediante o perfil do consumidor. Por isso, o PDV do futuro cada vez mais terá que combinar as relações comerciais e ser um espaço de empoderamento do consumidor.

Como fazer isso? Explorando soluções para digitalização do PDV que, além de experiência única, permitam extrair e explorar dados.

Hoje uma loja física apresenta uma quantidade incrível de informações e usar isso para dar às pessoas algum conteúdo contextual já faz uma diferença incrível. Por exemplo: mudar o cardápio mediante o horário ou a vitrine conforme a previsão do tempo. Mas, isso é só o começo.

Desde clientes que exigem uma experiência mais personalizada até gestores que dependem de dados para tomar decisões de negócios mais inteligentes, um sistema de digitalização do PDV está no centro dessa transformação.

A solução certa faz com que os processos comerciais e as necessidades do consumidor se encontrem, fazendo a mágica acontecer.

Como garantir um PDV do futuro para sua empresa?

Confira aqui algumas tendências que podem ressignificar as experiências de seus clientes e levar o seu negócio para a vanguarda do futuro.

Explorar o smartphone do consumidor

Atualmente muitas empresas de varejo já possuem apps para permitir que os clientes façam compras em suas lojas físicas ou virtuais. Ou, ainda, que comprem na loja digital e retirem o produto no PDV ou usem o aplicativo para pagamento, sem precisar enfrentar filas.

Porém, é preciso ir além. Cada vez mais os clientes esperam poder interagir no ambiente de varejo, inclusive por meio de seus próprios dispositivos móveis.

Um exemplo é enviar ofertas personalizadas no celular do cliente, assim que ele entra no ponto de venda e seu perfil é identificado por meio de detecção facial. Na sequência, uma oferta surge na tela do seu celular.

Aliás, o uso do QR Code no PDV, permite que o cliente use seu smartphone para obter todos os dados dos produtos, gerando maior praticidade em sua visita ao PDV. Outra forma cada vez bem comum, é usar um totem instagramável para o público tirar fotos e postar nas redes sociais.

Assim, além de auxiliar a divulgar a loja, esse recurso ainda estimula o engajamento entre consumidor-marca.

Personalizar a experiência: ponto-chave do PDV do futuro

Hoje, os softwares voltados para a digitalização do PDV permitem que sua empresa explorar as vantagens do marketing sensorial. Por exemplo, um PDV habilitado com o provador digital cria uma ambientação – envolvendo imagens e trilha sonora – de acordo com as peças que o cliente vai experimentar.

Isso garante inúmeras possibilidade de conversão, como up-sell e cross-sell. Além de permitir que os vendedores possam oferecer dicas altamente personalizadas e relevantes ao público.

Assim como soluções de digitalização que permitem gerar uma lista de produtos sugeridos, a partir do histórico de compras ou perfil do consumidor, o que ajuda o vendedor ou operador de caixa a fazerem recomendações personalizadas.

Garantir maior autonomia ao consumidor

Outros recursos, como o Lift & Learn, permitem dar um passo adiante rumo ao PDV do futuro. Tecnologias contactless, que ficaram em evidência com a chegada da pandemia, também levam as lojas físicas a um novo patamar.

O que é essencial, tendo em vista as novas prioridades do consumidor que envolvem maior autonomia, ofertas personalizadas e agilidade no atendimento do varejo físico.

Oferecer experiências omnichannel perfeitas

O conceito de omnichannel não é uma novidade. Mas o PDV do futuro vai elevar isso a um novo patamar. Assim, os varejistas poderão criar uma experiência do cliente cada vez mais integrada e efetiva em todos os pontos de contato.

Soluções modernas para digitalização do PDV permitem estabelecer caminhos não lineares para compras. Afinal, o processo de compras dos consumidores atuais não costuma ser algo linear. Por exemplo: um cliente potencial pode inicialmente aprender sobre seus produtos no Instagram.

Visitar seu ponto de venda físico para conferir de perto e levar o produto. A jornada de compra é cada vez mais complexa, seja qual for o setor de atuação dentro do varejo.

Por que a experiência do cliente é o coração do PDV do futuro

Como falamos no tópico anterior, há muito tempo a jornada de consumo deixou de começar nas lojas físicas. Agora, quando chegam aos corredores dos PDVs, os consumidores provavelmente já terão interagido com sua empresa de maneira online.

E chegarão munidos de informações – e expectativas. De acordo com um estudo da DeepDive, 9 em cada 10 consumidores acreditam que os shoppings precisam ser diferentes no futuro.

Acostumados com o ambiente virtual, os consumidores de hoje desejam encontrar no ponto de venda maior sustentabilidade, conveniência e experiências únicas. Em outras palavras, eles desejam encontrar um verdadeiro ponto de experiência.

Portanto, com essas mudanças nos hábitos de compra, as marcas precisam investir mais e mais em uma experiência perfeita e consistente. Em todos os aspectos e pontos da jornada atual do comprador. Como conseguir isso? A digitalização do PDV é a melhor resposta!

É hora de operacionalizar seus PDV do futuro!

A conclusão deste artigo não poderia ser diferente: a digitalização do PDV é hoje uma necessidade latente do setor de varejo. Mas, claro, é preciso um projeto personalizado, que atenda às características e necessidades de cada marca.

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