O totem instagramável vem fazendo sucesso nos pontos de vendas, acompanhando uma tendência mundial de ter espaços interessantes para tirar “aquela” foto e postar nas redes sociais.

Como é fácil perceber, o termo instagramável tem relação direta com uma das plataformas mais usadas no momento: o Instagram. 

O conceito vem se mostrando importante para atrair público, engajá-los e, ainda, gerar compartilhamento orgânico de sua marca.

Descubra como tirar proveito dessa estratégia que leva mais pessoas para dentro de sua loja e, ainda, reforça a imagem e interação com seus consumidores.

Vale a pena apostar no conceito instagramável?

A resposta a essa pergunta é: sim, vale a pena!

Afinal, há tempos que as fotos ganharam destaque na vida das pessoas. Isso porque tanto o público que já nasceu inserido na tecnologia, a chamada Geração Z, como a maioria das pessoas nascidas antes do boom da internet amam tirar fotografias e postar em suas redes sociais.

Tendo um DNA voltado para valorizar a imagem, o Instagram é perfeito para as pessoas compartilharem suas imagens, razão pela qual, acabou dando origem a essa ideia.

Resumidamente, podemos definir o conceito instragramável como sendo qualquer item colocado em um ambiente com o propósito de gerar experiências positivas e render boas fotos para o público. Assim, pode ser uma bela vitrine, um cantinho decorado com capricho ou uma tela moderna de bom tamanho com imagens bonitas.

E quando analisamos os números dessa rede social, de acordo com dados do Hootsuite, fica ainda mais claro a importância de adotar um totem instagramável na estratégia mercadológica das lojas físicas. Acompanhe:

  • Mensalmente, 1,1 bilhão de pessoas usam o Instagram, com uma taxa de interação de 2,2% – essa taxa no Facebook é de somente 0,22%, para se ter uma ideia;
  • Entre os usuários, 80% segue, ao menos, um perfil comercial – e compartilham posts que gostam;
  • 60% das pessoas conectadas na rede usam o Instagram para conhecer e pesquisar produtos;
  • As ações de compra começam no Instagram para 75% dos usuários.

Os cobiçados ambientes instagramáveis

Algumas marcas já estão contabilizando sucesso com a criação de ambientes instagramáveis em suas lojas físicas.

É o caso da Galeria Melissa, presente em grandes cidades ao redor do mundo, entre elas, Nova York e Londres.

Mais do que um ponto de venda, suas lojas são verdadeiros pontos de experiência, onde produtos de qualidade, soluções tecnológicas e conteúdos arrojados se misturam e conquistam o consumidor. 

Muti Randolph, responsável por transformar a loja em um espaço instagramável, afirma que o objetivo é promover uma experiência imersiva e dinâmica, explorando vários sentidos.

E essa ideia de transformar o varejo físico em uma espécie de galeria de arte teve resultados tão positivos que essas lojas viraram atração turística. Um local para belas fotos que vão parar, claro, nas redes sociais. Sendo compartilhadas e levando o nome da marca mundo afora.

Fenômeno parecido acontece com outras marcas. Mas, ao contrário do que se imagina não é preciso criar um grande espaço e gastar altos valores com decoração e tecnologia para tornar seu ponto de venda um local cobiçado pelos instagrammers.

Um totem instagramável é a solução certa para atrair pessoas que não resistem em compartilhar seus cliques nas redes sociais. Divulgando a imagem de sua loja para muito além do ambiente físico – saiba mais no próximo tópico.

Totem instagramável VTT facilita ações de omnichannel

Especializada no desenvolvimento de soluções para digitalização do PDV, a VTT é reconhecida pela qualidade e inovação. 

E, claro, essas características estão presentes no totem instagramável, uma solução perfeita para facilitar a estratégia omnichannel no varejo físico e privilegiar as prioridades do consumidor moderno, que deseja encontrar interação, agilidade e recursos tecnológicos de ponta no PDV.

Na prática, o totem instagramável da VTT funciona da seguinte forma:

  • O lojista escolhe o melhor ponto para instalar a solução – pode ser a vitrine ou um ambiente bonito da loja;
  • O consumidor faz o opt-in para autorizar sua imagem ser capturada, ou aproximando a mão do sensor ou apertando um botão – esse ponto é essencial, tendo em vista as diretrizes da LGPD;
  • Após autorização, com apenas um clique, a tela começa uma contagem rápida (3, 2, 1) e, pronto! A câmera conectada ao monitor tira a foto, que irá ser exibida como parte do conteúdo do PDE ou com um QRCode para download.

O totem instagramável permite várias utilizações. Entre elas, é possível que a foto surja na tela com uma mensagem que convide a pessoa a entrar na loja. Por exemplo: “Não fique parado aí, entre e confira nossas ofertas” – sugerimos que assista ao vídeo para entender melhor:

Outra ideia é estimular o consumidor a postar a foto em suas redes sociais, com uma hashtag específica – para potencializar a ação, oferecer um desconto ou um brinde especial costuma dar bons resultados.

Ou seja, com o totem VTT sua loja física consegue explorar melhor o potencial das redes sociais e aderir à onda do espaço instagramável – atendendo às expectativas de seu público.

Conheça o totem instagramável, solução da VTT

Alguém já disse que o sucesso mora nos detalhes. Essa máxima é válida para o ponto de venda que, com a estratégia e as soluções para digitalização adequadas, como a criação de um espaço conveniente para bons cliques, aumenta seu potencial para atrair público.

Nesse cenário, o totem instagramável da VTT é a solução certa para aproveitar o potencial das redes sociais para divulgar seus produtos, ampliar a interação marca-cliente e se beneficiar dos posts gerados pelos próprios instagrammers.

Sem contar que você também pode adotar outras  soluções VTT que permitem capturar esses materiais publicados nas redes sociais, incorporando-os ao conteúdo da loja. O que facilita sua estratégia omnichannel e colabora para aumentar seus resultados.

Fale com os especialistas da VTT e descubra como levar o totem instagramável para sua rede de lojas. Seu público vai adorar – e você também!