O conceito de Ponto de Experiência (PDE) chegou para reforçar a importância do bom atendimento nas lojas físicas.

Além disso, prova a capacidade de adaptação dos  pontos de venda para entender e atender as necessidades do consumidor altamente conectado – o que foi simplificado com a digitalização do PDV.

Conheça, agora, a evolução do PDV: o Ponto de Experiência! E saiba como embarcar nessa inovação que vai oferecer muitos benefícios aos seus negócios.

Afinal, o apocalipse não chegou ao ponto de venda – que bom!

Antes de falarmos do Ponto de Experiência (PDE), vamos lembrar a capacidade de resiliência e o potencial das lojas físicas.

Quem trabalha no varejo, anos atrás começou a ouvir várias previsões pessimistas em relação às lojas físicas. Especialistas ao redor do mundo anunciavam o fim do PDV que, segundo eles, seria engolido pelo comércio eletrônico.

Com o tempo, infelizmente, algumas marcas fecharam as portas físicas ou diminuíram suas atividades. 

Contudo, também surgiu um movimento inverso. Empresas atuantes só no e-commerce abriram pontos físicos onde os consumidores são bem atendidos e impactados com soluções digitais e interativas, que criam experiências únicas na hora de testar os produtos, por exemplo.

Entre essas empresas podemos citar:

  • Adore Me: fundada em 2011 para vender lingerie por canal digital, em 2016 abriu um PDV em sua sede, em Manhattan;
  • Birchbox: nasceu para vender maquiagem online, em 2010. Porém, 4 anos depois, abriu uma loja física, também em Manhattan;
  • Warby Parker: criada para venda de óculos, a empresa americana surgiu em 2010. Em 2013 começou a abrir pontos de venda. Hoje conta com cerca de 40 PDVs e planos de expandir ainda mais o comércio físico.

Mas por que elas apostaram também no comércio físico? A resposta é uma só: para ter mais lucros!

E como isso acontece? Simples: porque o e-commerce não consegue oferecer a mesma experiência que uma loja física disponibiliza aos seus aos clientes, quando ele tem suporte de modernas soluções para digitalização do PDV.

Portanto, concluímos que o grande vilão para o sucesso do PDV é entregar experiências ruins ao seu público!

A era da experiência: possível com a digitalização do PDV

Para entender o conceito de Ponto de Experiência (PDE), precisamos primeiro analisar como a transformação digital mudou os pontos de venda – sobre esse tema, confira nosso eBook completo!

A chegada da internet promoveu mudanças na forma como o consumidor pesquisa e escolhe seus produtos. Também aumentou a interação público-marca, levando o varejo a adotar a estratégia omnichannel para ter melhores resultados.

Vimos nos exemplos acima como os clientes vão até o PDV para conhecer as novidades e experimentar, o que influencia a decisão de compra. E, ainda, podem levar o produto na hora ou receber em casa. 

Além disso, é bom frisar: os consumidores desejam frequentar PDVs, desde que estejam preparados para atender suas expectativas, entre elas maior proteção.

Assim, na busca pelo Ponto de Experiência (PDE), a digitalização do PDV responde às necessidades, tanto do varejo físico como dos consumidores.

Com um projeto elaborado para as características e objetivos de cada loja,  há elementos certos para despertar o interesse do público.

E, após entrar no ponto de venda, todo o percurso do cliente torna-se muito mais agradável com informações certas e impactantes. Isso, sim, é elevar a experiência do cliente!

Do PDV tradicional para o Ponto de Experiência (PDE)

Muito mais do que mudança de nome, o Ponto de Experiência (PDE) revela uma nova forma de enxergar as lojas físicas.

Além de vender, elas se tornam um espaço para envolver os consumidores, criando uma conexão entre a marca e seu público. 

Ou seja, o Ponto de Experiência (PDE) é um espaço para construção de um customer experience único e positivo. Para passar do PDV tradicional para o PDE, as lojas devem despertar bons sentimentos toda vez que o consumidor estiver em seu ambiente.

Assim, mesmo que ele não entre com a intenção de comprar, a boa experiência poderá mudar essa decisão. Ou, ainda, fará com que retorne com maior brevidade para adquirir o produto no PDE que lhe despertou tão boas sensações.

Mas como criar uma jornada de compra tão positiva a ponto de transformar uma loja tradicional em Ponto de Experiência (PDE)? A ideia é seguir 3 pilares fundamentais (os 3 Cs):

  1. Conveniência: o público deseja uma experiência de qualidade, simples e ágil. Afinal, a demora no atendimento é um fator decisivo para o consumidor desistir de compras. Nesse sentido, a digitalização do PDV tem papel muito importante na hora de entreter o cliente enquanto está na fila, diminuindo a percepção de espera;
  2. Customização: no Ponto de Experiência, a personalização de ofertas é item obrigatório. E, de novo, as soluções para digitalizar lojas físicas permitem captar dados para entender as preferências do cliente;
  3. Controle: para isso, soluções interativas e sem toque são mais do que essenciais. Elas permitem que o consumidor visualize as informações que precisa de forma prática e rápida, controlando seu roteiro no PDE.  

Transforme sua loja em um Ponto de Experiência (PDE) fascinante

Agora que você já sabe a importância de encantar seu público, reflita: o que você precisa fazer para transformar seu PDV tradicional em um PDE agradável?

Um lugar onde seus consumidores tenham satisfação em frequentar e retornar. Preferencialmente, acompanhado de outras pessoas.

O caminho mais rápido e eficiente para essa mudança de conceito é adotar a digitalização do PDV – ou melhor, do PDE!

Por meio de um projeto personalizado, desenvolvido por especialistas, você terá o apoio de soluções modernas para atrair seus consumidores, oferecer excelente customer experience e fechar negócios.

Gostou de saber mais sobre Ponto de Experiência (PDE)? Então, continue acompanhando nosso Blog, sempre com novidades que vão ajudar a tornar seu varejo físico mais eficiente – como os conteúdos a seguir: