Aumentar as vendas no PDV usando a previsão do tempo como aliada é possível e já faz parte da estratégia de muitas redes varejistas.  

Afinal, existe uma relação entre o clima mais quente e a venda de sorvetes, por exemplo. Ou, então, entre uma onda de frio mais intensa e o número de casacos vendidos.  

Assim, a conclusão óbvia é que o clima pode afetar suas vendas offline.   

Mas como preparar suas lojas para tirar proveito das mudanças climáticas, usando-as para melhorar o resultado de seus negócios?  

Leia este artigo até o final porque ele dará a resposta – que é bem mais prática e eficiente do que você pode imaginar.  

O varejo exige controle contínuo. E adaptação rápida!  

Quem trabalha no varejo físico sabe que é preciso planejamento antecipado, baseado em dados confiáveis e atualizados.   

Por outro lado, também é essencial reagir com agilidade quando surgem imprevistos ou oportunidades de ampliar as estratégias.   

Elas podem ser dentro do ecossistema da loja, como a ausência de pessoas da equipe, exigindo alternativas que garantam o bom atendimento – sobre isso, conheça o assistente de vendas/catálogo digital da VTT.  

Também podem ser ocasionadas por fatores externos, como uma notícia de mercado que movimenta o seu negócio ou uma mudança brusca na temperatura, que vão exigir providências rápidas para mudar as ofertas de produtos, por exemplo.   

Ou seja, sua loja está toda preparada para oferecer roupas de verão e chega aquela friaca.   

A alternativa é buscar no estoque as peças de inverno, disponibilizando-as com rapidez ao público que visita seu ponto de venda. E, assim, aumentar as vendas no PDV.  

Caso contrário, é prejuízo na certa!   

O mesmo vale para ofertas de produtos alimentícios ou qualquer outro segmento, afinal, todos nós mudamos nossos hábitos quando está calor ou frio, não é?!  

Conhecer os efeitos do clima é essencial para aumentar as vendas no PDV  

No ano de 1951, AT Steele escreveu o artigo O efeito do clima nas vendas de uma loja de departamentos. Considerado um marco no assunto, o estudo deu ao seu autor o título de primeiro especialista em marketing climático.  

Segundo Steele, as mudanças climáticas são responsáveis por boa parte dos gastos nas lojas, cabendo aos varejistas decidir se vão usá-las para aumentar as vendas no PDV ou para perder dinheiro.  

Em outras palavras, é preciso acompanhar e responder às variações de temperatura de forma ágil e eficiente.   

Mesmo porque as condições meteorológicas influenciam os gastos do consumidor, ajudando a aumentar as vendas no PDV. Essa é a conclusão de Kyle Murray, outro especialista em marketing e clima. Segundo seus estudos, em dias ensolarados os consumidores tendem a gastar mais!   

O problema é que os lojistas acabam respondendo às mudanças meteorológicas de forma reativa, quando o ideal é agir proativamente.   

Esse fato já era percebido na década de 50 por Steele que, consciente do papel do clima nos resultados, aconselhava os lojistas a contratarem os serviços de um meteorologista.   

Contudo, com a transformação tecnológica e o desenvolvimento de soluções inovadoras para digitalizar o PDV, a solução é bem mais prática.   

E está ao alcance das redes que desejam atrair consumidores, proporcionar uma experiência positiva ao seu público e aumentar as vendas no PDV.  

Use informações sobre o clima para aumentar as vendas no PDV  

O avanço tecnológico colocou aparatos ultra modernos a serviço da previsão do tempo. Entre outros, temos satélites, sensores, computadores e sistemas para fazer a leitura de imagens e processar os fenômenos atmosféricos. 

Tudo isso, somado aos profissionais que ancoram as ferramentas, permite previsões cada vez mais detalhadas e confiáveis. Sempre com uma boa antecedência.  

E quando essa tecnologia encontra soluções inovadoras, como as desenvolvidas pela VTT, acompanhar a flutuação do clima e usar esses dados para aumentar as vendas no PDV fica muito mais fácil.  

Em parceria com a Climatempo, uma das principais empresas de meteorologia do Brasil, as soluções de digitalização VTT são integradas às informações meteorológicas (e ao estoque, se quiser mais assertividade).  

Assim, é possível exibir as ofertas indicadas conforme a temperatura local de cada loja ou de acordo com a previsão para os próximos dias – estimulando também estratégias de retorno. 

Veranico em pleno inverno ou onda de frio no verão? Não se preocupe! Com a atualização em tempo real e integrada você não precisa mais correr para trocar suas campanhas no PDV.  

Na verdade, as soluções para digitalização do varejo físico vão além da previsão do tempo quando o assunto é utilizar o clima para aumentar as vendas no PDV.  

Redes de lojas que têm unidades em várias regiões do país, por exemplo, não precisam ter ofertas padronizadas. Devem, sim, trabalhar de modo personalizado, considerando a temperatura em cada uma delas.  

As soluções VTT facilitam esse processo, permitindo a cada lojista coordenar a divulgação dos conteúdos, selecionando aquelas que são mais adequadas para sua loja.  

Assim, enquanto as unidades do Nordeste focam suas ofertas em sobremesas geladas e refrescantes no outono/inverno, aquelas localizadas no Sul podem dar ênfase ao cardápio mais quente.   

Em outras palavras, o público será impactado por promoções condizentes com o clima local. O que é muito importante para aumentar as vendas no PDV e ajudar a fidelizar clientes. 

Inclusive, é possível potencializar o uso do espaço, identificando os melhores pontos da loja para colocar suas ofertas – veja como o mapa de calor é extremamente eficiente nesse sentido

Mas, claro, esses são apenas alguns dos muitos benefícios oferecidos por soluções desenvolvidas para digitalizar as lojas físicas. Vale a pena conferir cada um deles!  

Use o clima como estratégia para aumentar as vendas no PDV e também garanta muitas outras facilidades em suas lojas:  

Converse com os especialistas da VTT!