Soluções para digitalizar o PDV elevam a gestão de estoque? Sem dúvida esse é um dos muitos benefícios que a digitalização oferece às lojas físicas!  

E essa é mesmo uma boa notícia. Afinal, grande parte do sucesso do varejo físico é ter os produtos certos no momento certo. 

Além disso, gerenciar com inteligência cada item estocado, evita perdas de mercadorias e frustração do consumidor. 

O desafio é grande, mas é possível superá-lo de forma prática, rápida e eficiente.  
Siga na leitura e descubra como usar as soluções para digitalizar o PDV para otimizar seu estoque. 

Causas e consequências da má gestão de estoque 

Poucas situações são mais frustrantes para o consumidor do que entrar em uma loja, escolher um produto e descobrir que não está disponível no estoque. 

Muitos motivos podem levar a esse problema, entre eles: 

  • Alta demanda por determinado item do catálogo; 
  • Atraso na entrega de pedidos por parte dos fornecedores; 
  • Quantidade de itens definida de modo errado, sem considerar histórico de compras e perfil dos consumidores
  • Controles obsoletos que geram a falsa informação de falta de item no estoque – quando, na verdade, ele existe e está em condições de venda; 
  • Campanhas executadas sem integração com sistema de estoque e que continuam sendo divulgadas nas lojas, mesmo com o produto esgotado! 

Não importa a causa, essa ruptura é péssima para os negócios, já que sua rede de lojas depende de consumidores satisfeitos e fiéis para manter a lucratividade

Além disso, a perda de uma venda é algo irrecuperável e pode se desdobrar na perda do cliente, caso ele encontre o item desejado na concorrência e fique satisfeito com o atendimento

E as consequências podem ser ainda maiores, caso a pessoa faça comentários negativos sobre sua marca nas redes sociais, influenciando a decisão de outros compradores em potencial.  

Afinal, o consumidor moderno costuma pesquisar as avaliações de uma marca antes de ir ao ponto de venda e fechar a compra. 

Uma excelente resposta a todos esses desafios está na adoção de soluções para digitalizar o PDV. Elas permitem usar o estoque adequadamente, atendendo as demandas do público na hora em que ele está pronto para fechar a compra.  

Soluções para digitalizar o PDV elevam a gestão de estoque 

Em um mercado tão competitivo, os varejistas precisam de uma estratégia eficiente para levar o público para suas lojas. Assim como para manter o consumidor por mais tempo no espaço e em contato com as ofertas. 

Nesse sentido, as soluções para digitalizar o PDV são imbatíveis para atrair as pessoas para o ponto de venda, divulgar produtos e serviços, bem como estimular a compra. 

Mas elas vão além. Também captam dados estratégicos dentro das lojas e ajudam o gestor a definir com maior precisão a quantidade ideal de cada produto. 

Entre as informações, é possível analisar as vendas realizadas no mesmo período do ano anterior, produtos com mais saída em cada loja da rede, histórico de compras dos clientes mais assíduos, etc. 

Além do mais, soluções VTT para digitalização do PDV dão outras contribuições que fazem total diferença no bom uso do estoque – saiba mais a seguir. 

VTT: soluções para digitalizar o PDV e usar o estoque com inteligência 

O melhor lugar para os produtos é no carrinho de compras dos consumidores. Parados no estoque ou nas prateleiras das lojas representam prejuízos, sendo essencial ações para estimular as vendas

E as soluções para digitalizar o PDV têm papel fundamental nesse sentido. Vejamos algumas delas, todas com o selo de qualidade VTT: 

1) Mapa de Calor  

Permite identificar pontos quentes e frios da loja, oferecendo subsídios para melhorar o layout e criar uma espécie de trilha para otimizar a jornada de compras do cliente. 

Também mostra o melhor local para exposição de produtos, incluindo aquelas promoções feitas para desovar itens com prazos de validade mais restritos. 

Até mesmo teste A/B podem ser realizados. Assim, fica mais fácil determinar o espaço ideal para expor cada item e despertar o interesse do público. 

2) Detecção Facial 

Mais uma das soluções para digitalizar o PDV que colabora com a eficiência do estoque.  

Capturando dados que oferecem um perfil do cliente ela colabora para decisões assertivas na compra de produtos – quantidade, tipos, etc. 

Ao mesmo tempo, possibilita a entrega de ofertas personalizadas a cada consumidor, ampliando as chances de fechar vendas e “limpar” o estoque. 

3) Soluções para digitalizar o PDV integradas com sistema de estoque 

Praticamente todas as soluções inovadoras da VTT permitem integração com o sistema de estoque.  Assim, não há o risco do público ser impactado por um produto que está zerado no estoque. 

Dessa forma, automaticamente, conteúdos que divulgam itens indisponíveis deixam de ser exibidos em menu ou banner digital, vídeo wall, na tela de checkout ou no botão de sugestões – para citar alguns exemplos de soluções muito usadas no varejo físico. 

Outro ponto muito importante: quando o estoque volta a ficar abastecido, o produto passa a ser divulgado novamente – também de modo automático. 

Não perca vendas/clientes nem fique com produtos encalhados. Tenha um projeto personalizado com soluções para digitalizar o PDV e elevar a gestão de estoque, aumentando as vendas! 

FALAR COM ESPECIALISTAS VTT