É Black Friday e com a estratégia certa você pode transformar suas lojas físicas em locais extremamente interessantes, a ponto do consumidor sair de casa e fazer suas compras ao vivo, aproveitando esse período de ofertas especiais.

Afinal, chegou novembro e pessoas em todo o mundo já esperam ansiosamente por promoções. E a digitalização do ponto de venda tem sido a solução perfeita para que o varejo off-line se mantenha relevante em seu mercado de atuação. Não importa se no ramo da moda, alimentação ou outro segmento.

Soluções inovadoras atraem e cativam o público o ano todo, mas em datas especiais, como a Black Friday, a digitalização cai como uma luva.

Com um projeto especialmente elaborado para as necessidades e características de seu ponto de venda, ela leva sua marca a se destacar da concorrência e aproveitar a disposição das pessoas para o consumo em um dos dias de maior  movimento no comércio mundial.

Neste post, vamos mostrar como a Black Friday no PDV pode ser um sucesso ainda maior. Também indicaremos alguns exemplos de como varejistas já estão aproveitando a digitalização para vender mais em período de promoção – e em dias normais.

Apesar de serem casos reais do setor de alimentação e de moda, são dicas que podem ser adaptadas para outros mercados.

Dicas para explorar ao máximo a Black Friday no PDV

Na verdade, a Black Friday não é mais um evento de um só dia. Estudo feito pela Linx Digital revela que em 2021 as vendas subiram 32% no dia da Black Friday. No entanto, tiveram acréscimo de 60% na semana anterior e, no consolidado do mês de novembro, o aumento foi de 70%!

Isso mostra que é preciso se preparar para a data com o máximo de antecedência, mantendo seu público ligado nas promoções de sua rede.

Uma boa ideia é dividir suas promoções por categorias. Assim, você estimula o consumidor a levar as ofertas, retornar para conferir outras novidades e fazer novas compras!

Veja a seguir mais 3 dicas que vão tornar a Black Friday no PDV um grande sucesso. E, ainda, manter seu varejo preparado para atrair e fidelizar clientes o ano todo!

1) Tenha uma estratégia omnichannel 

Integre todos os canais de comunicação disponíveis para divulgar suas promoções adotando a  estratégia omnichannel.

Assim, seja na loja física, no smartphone ou nas redes sociais, seu público receberá a mesma informação, ampliando as chances dele se interessar pelas ofertas da Black Friday.

E já que o consumidor atual, deseja qualidade, agilidade e a interação, fica bem mais fácil de atender suas prioridades com as soluções inovadoras para digitalização do varejo físico.

Aliás, seu cliente pode até ajudar a divulgar suas ofertas, postando em suas redes sociais uma foto naquele ambiente bacana, que sua loja tem – sobre esse assunto, sugerimos que confira artigo sobre o totem instagramável da VTT.

2) Black Friday no PDV pede ofertas personalizadas

Oferecer um preço especial em um produto/serviço que seu consumidor realmente deseja potencializa o fechamento de negócios. Mas como fazer isso?

Soluções de digitalização para o PDV – como lift & learn, permite captar informações que mostram as preferências de seus consumidores, usando-as para oferecer ofertas personalizadas.

Encontrar um item de interesse com um preço acessível é uma forma muito eficiente de conquistar mais vendas!

3) Transforme seu PDV em um Ponto de Experiência

O consumidor mudou. Ele deseja encontrar nas lojas físicas informação, praticidade, rapidez no atendimento, bem como autonomia para circular pelo espaço e pesquisar.

Também deseja ter uma experiência memorável, que justifique sair de casa para estar ali. A saída para isso é transformar seu varejo em um Ponto de Experiência (PDE), adotando soluções que atendam as prioridades do comprador.

E, ainda: que permitam explorar vários sentidos do consumidor. Itens como provador digital ou mesmo o uso de música ambiente ajudam a aumentar o interesse do cliente pelos produtos.

Além do mais, aumentam a interação marca-cliente e criam o desejo de ficar mais tempo no local para pesquisar, comprar e retornar!

Histórias de sucesso de Black Friday no PDV têm total apoio da digitalização

Após as dicas para potencializar o sucesso da Black Friday no PDV, confira alguns exemplos práticos, onde  soluções para digitalização ampliaram as vendas durante a promoção. Aliás, as vantagens passaram a fazer parte da rotina dessas grandes redes de varejo.

Digitalização do PDV é estrela na Black Friday do varejo alimentício

Varejistas de alimentação podem contar com a digitalização do PDV para chamarem a atenção dos consumidores por meio do moderno menu board.

Muito mais eficiente que o menu estático, ele mostra imagens em alta qualidade dos pratos oferecidos, possibilita ofertas personalizadas e permite agilidade na alteração das informações.

Assim, é possível mudar o conteúdo ao longo do dia, mostrando o tempo que falta para o desconto acabar, por exemplo. Algo essencial para Black Friday no PDV, que trabalha o senso de urgência, estimulando a compra antes que a promoção expire.

Da mesma forma, você consegue melhorar a experiência do cliente nessa época em que o movimento costuma ser intenso. É um diferencial que estimula seus clientes a voltarem ao estabelecimento mesmo depois de a promoção já ter acabado, uma vez que tiveram uma boa impressão.

Mas a digitalização vai além de exibir produtos e informações. Ela permite diminuir a sensação do tempo de espera nas filas, estimular o upsell e o cross-sell e muito mais.

Duas grandes redes de restaurantes que há tempos aderiram à digitalização no PDV são o Giraffas e Taco Bell. E, claro, com todos os benefícios das soluções adotadas, potencializam suas estratégias durante a Black Friday, aumentando as vendas

Black Friday no PDV do varejo de moda é mais lucrativa com a digitalização

Quando pensamos no varejo de moda, a digitalização também tem papel fundamental para oferecer uma experiência mais completa no período de grandes promoções.

Afinal, é uma forma inteligente de explorar o potencial visual que o segmento tem, atraindo mais consumidores e engajando-os.

Formado por várias telas de alta resolução, o vídeo wall permite divulgar promoções de Black Friday no PDV de forma impossível de ignorar.

Mas dá para ir além, usando a detecção facial para identificar o perfil do consumidor e personalizar os descontos ao longo do dia. Ou usar o checkout para oferecer ofertas complementares àquelas já escolhidas pelo consumidor.  

A digitalização do ponto de venda já vem sendo usada, não só na Black Friday como ao longo do ano, por varejistas como Shoulder, Arezzo, L’Occitane e Reserva, todos clientes da VTT.

Conte com o apoio da VTT para a Black Friday no PDV superar as expectativas

Mostramos aqui como ampliar o sucesso da Black Friday no PDV com as soluções de digitalização adequadas para cada varejo.

Também apresentamos redes que já vem se beneficiando com projetos personalizados que transformam lojas em pontos de experiências positivas!

Em comum, eles têm o fato de serem clientes da VTT, empresa de digitalização do ponto de venda que, além de soluções inovadoras, oferece suporte estendido.

Um grande diferencial em sazonalidades como a Black Friday no PDV, quando tudo precisa ocorrer conforme programado, caso contrário, perde-se o timing da promoção.

Prepare seus negócios para a Black Friday no PDV e demais dias do ano. Digitalize seu ponto de venda para atrair e encantar clientes, aumentando suas vendas – sempre!

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