A digitalização tem capacidade para promover maior interação entre a marca e seus consumidores, elevando a experiência do cliente no PDV.

Primeiramente porque proporciona informações de interesse do comprador, mas também, por oferecer identificação do histórico de compras para que sua loja tenha a oferta certa para cada pessoa.

Confira neste artigo como a digitalização do ponto de venda pode atrair mais consumidores para seu negócio, ajudando a conquistar e fidelizar seu público.

Como a digitalização vem transformando o PDV 

O consumidor moderno tem pressa e deseja informações claras e ágeis. Ao chegar à loja ele espera ter dados para entender o produto ou serviço que tem à sua frente, antes de decidir pela compra. 

Juntamente com essa inquietação, ele também tem grandes expectativas em relação à marca. Contudo, se ele não encontrar o que deseja no seu PDV, ele poderá achar na concorrência.

Antes de mais nada, é bom frisar que o consumidor deseja estar no ponto de venda Ainda mais se ele se sentir seguro para isso!

Segundo recente pesquisa da McKinsey, a proteção passou a ser um ponto essencial para a experiência do cliente no PDV ser positiva, mas não é o único ponto que você precisa considerar.

Os novos consumidores aprovam a digitalização do ponto de venda porque a dinâmica desse tipo de comunicação combina com o ambiente digital ao qual estão acostumados.

Com os clientes sempre conectados, estratégias omnichannel, integrando todos os canais de comunicação, é essencial. Desse modo, o alcance da mensagem é maior, tornando o processo de compra mais conveniente.

Nesse cenário, a digitalização do ponto de venda é mesmo a melhor resposta. No entanto, o uso dessas soluções deve ser planejado. 

Afinal, cada negócio tem suas características e é preciso considerá-las para definir as soluções de digitalização do ponto de venda mais indicadas para o resultado ser bem-sucedido.

A digitalização eleva a experiência do cliente no PDV? Casos reais mostram que sim!

Que tal permitir que seus  consumidores vejam como uma roupa fica em seu corpo antes mesmo de prová-la?  

Ou, então, traçar um perfil de consumo por meio de dados fornecidos pelos clientes, ao mesmo tempo que interagem com suas soluções de digitalização do ponto de venda?

Já faz algum tempo que esses desejos se tornaram realidade, permitindo personalizar a experiência do cliente no PDV, por meio de informações disponíveis

Taco Bell, por exemplo, adotou como estratégia a exibição do seu cardápio em menu boards da VTT. Graças à digitalização do ponto de venda, a marca pode exibir promoções personalizadas para cada momento específico do dia. 

Do mesmo modo, a L’Occitane investiu em PDVs digitalizados, oferecendo promoções mais vantajosas que colaboram para impulsionar as vendas de linhas específicas, conforme o planejamento da empresa. 

Além disso, criou uma Ilha de Degustação, onde os clientes lavam as mãos e experimentam os sabonetes. À medida que fazem isso, tablets próximos à pia mostram informações detalhadas do produto usado.

As estratégias proporcionadas pela digitalização do ponto de venda conseguem atingir o consumidor de forma muito expressiva. Sobretudo por funcionar como uma vitrine dinâmica e muito mais atraente, elevando o nível de customer experience. 

Melhorar a experiência do cliente beneficia o varejista

De acordo com dados da Superoffice, 86% dos consumidores estarão mais predispostos a comprar em lojas onde percebem a preocupação com o customer experience.

Com uma percepção positiva da marca, os clientes indicam para outras pessoas e fazem comentários positivos nas redes sociais

Simultaneamente ao engajamento criado por uma boa experiência do cliente no PDV, as chances da venda ser concluída aumentam!

A digitalização do ponto de venda é essencial para essa jornada agradável, apresentando os produtos e serviços mais adequados para cada perfil de consumidor e com informações claras e relevantes sobre o produto de interesse.

Também é a resposta para uma necessidade essencial, sem a qual a experiência do cliente no PDV fica comprometida: adequar seu varejo aos protocolos de proteção contra a Covid-19!

Sobre esse aspecto tão importante, a VTT desenvolveu duas soluções:

  1. e-Line, desenvolvido para controlar o número de pessoas no estabelecimento e, também, para divulgar promoções no ponto de veda;
  2.  i-Learn, permite que o cliente acesse informações de produtos usando o próprio smartphone. 

As duas soluções significam um ponto a mais para a experiência do cliente no PDV ser positiva!

Soluções VTT elevam a experiência do cliente no PDV

Como podemos notar, são muitas as funcionalidades da digitalização do ponto de vendas, tendo um projeto personalizado e elaborado por uma empresa experiente, como a VTT

Com as soluções VTT é fácil coletar informações específicas dos consumidores; oferecer promoções especiais conforme histórico de compra ou adotar o cross sell para elevar o ticket médio. 

Se você quer elevar a experiência do cliente no PDV, nós temos dicas incríveis em nosso Blog – acompanhe!

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