Digitalizar o PDV tem cada vez mais se mostrado uma solução eficaz para empresas do setor varejista que desejam atrair mais público para as lojas físicas e aumentar as vendas, gerando oportunidades para o crescimento do seu negócio.  

Porém, a pressa em digitalizar o PDV ou, ainda, a escolha de parceiros com pouca experiência no segmento, tem feito com que muitas organizações adotem processos falhos.

Com base em nossa experiência, elaboramos uma lista com os 5 erros mais comuns – que podem custar não apenas tempo, mas dinheiro e muitas frustrações. 

Ao fim desta leitura você terá todas as informações necessárias para tomar as melhores decisões para transformar digitalmente seu ponto de venda.  

1. Digitalizar o PDV sem ter um planejamento  

Elaborar um planejamento é fator decisivo para o sucesso da estratégia digital, afinal, sua empresa precisa saber claramente o que precisa ser feito, qual a melhor maneira de executar, estabelecer prazos, investimentos, critérios para avaliar os resultados.

Esse primeiro, e essencial passo, pode ficar mais fácil se você contar com o apoio de um parceiro experiente que vai conhecer suas necessidades e ajudar a desenvolver as melhores ideias para digitalizar seu PDV.

Sobre esse assunto, veja porque a VTT é a primeira empresa brasileira no ranking Top 50 – lista com as maiores empresas de Digitalização do PDV.

2. Não definir suas necessidades 

A decisão mais prejudicial que sua empresa pode tomar ao iniciar um processo de digitalização de PDV é não ter uma compreensão clara de suas necessidades e objetivos. Vejamos alguns deles, comuns entre as empresas que desejam digitalizar o PDV: 

  • Oferecer mensagens promocionais e informações de produtos, facilmente alteráveis nos locais e nos momentos em que os consumidores tomam decisões de compra; 
  • Disponibilizar cardápios digitais em balcões e em drive thrus, alterando a mensagem de acordo com a hora do dia, temperatura local ou de acordo com o fluxo de consumidores, graças à facilidade com que as soluções podem ser gerenciadas; 
  • Obter dados sobre o perfil de compras de seus consumidores, podendo criar campanhas mais assertivas;
  • Controlar o número de pessoas que acessam o local.

Mais uma vez, profissionais experientes podem te orientar nessa decisão. Além disso, uma organização que seja referência no mercado, como a VTT, também vai garantir que você invista em soluções de ponta, que atenderão suas necessidades por muito mais tempo, gerando a melhor relação custo-benefício possível! 

3. Ao digitalizar o PDV não considere apenas o preço 

É importante fazer escolhas economicamente eficientes ao gerir seu negócio. Por isso, escolher um sistema de digitalização do PDV que ofereça uma boa relação custo-benefício.

Ou seja, além de oferecer os recursos que você precisa para atrair clientes e aumentar o ticket médio de sua loja física, promovendo maior interação entre o consumidor e sua marca, bem como influenciando positivamente a decisão de compra, avalie também se a empresa:

  • Adota o SLA – Service Level Agreement – contrato que segue as normas estabelecidas pela ABNT e oferece maior segurança à negociação;
  • Oferece suporte técnico em horário estendido e tem boa reputação;
  • Possui uma rede de atendimento físico nacional.

Antes de decidir, não considere apenas o preço. Reflita e tenha certeza de investir na solução certa para que sua empresa venda e cresça cada vez mais. 

4. Não checar o suporte técnico disponível 

Ter um sistema de suporte experiente é essencial para ajudar com questões técnicas e problemas que surgirem. Afinal, manter um elevado nível de customer experience, requer agilidade no atendimento e na correção de eventuais falhas.

Então, ao escolher um sistema de digitalização, é importante analisar o suporte técnico disponível, verificando se ele inclui: 

  • Múltiplas plataformas para abertura de chamado;
  • Horário estendido para atendimento;
  • Tempo médio para solução dos chamados;
  • Limitação quanto à atualizações de sistema.

Ao selecionar o seu fornecedor, entenda o que cada um deles oferece em termos de suporte e avalie o que melhor lhe atenderá. 

5. Escolher o fornecedor errado é um grave erro ao digitalizar o PDV

Escolher um sistema de digitalização de PDV envolve entrar em um relacionamento de longo prazo. Por isso, você precisa ter a certeza de fazer parceria com uma empresa forte, dedicada ao setor de varejo. 

Você pode eliminar algumas opções com base em algumas questões de qualificação: 

  • A digitalização de PDV é o principal negócio da empresa? 
  • O sistema se integra a outros softwares do seu negócio? 
  • Que tipo de suporte contínuo eles fornecem? 
  • O preço é transparente e simples de entender? 
  • Há rastreamento das métricas mais importantes para o seu negócio? 
  • Ele tem cases bem-sucedidos que se aproximam das necessidades de sua empresa? 

A VTT é especialista em digitalização de PDV, sendo responsável pelo desenvolvimento da primeira solução em Digital Signage do Brasil, em 2006.  

De lá para cá não parou de crescer e desenvolver novas soluções, como o i-Learn, solução interativa e sem toque, muito importante para oferecer aos consumidores maior segurança contra a Covid-19, quando estiverem visitando lojas físicas.

Além de um sistema próprio e totalmente customizável, para atender às necessidades de cada um de seus clientes, a VTT acompanha todo o processo – do planejamento à implementação e suporte. Sempre com as soluções mais modernas e inovadoras.

Evite falhas ao digitalizar o PDV, comece hoje mesmo a transformação que vai elevar o customer experience e o volume de vendas em sua loja física:

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