Qual será o futuro do PDV? Esta é uma pergunta que ronda a mente dos varejistas. 

Afinal, ao longo das últimas décadas, a tecnologia no ponto de venda evoluiu muito. Se começou com o uso de computadores para apoio à gestão, não demorou para surgirem soluções inovadoras que transformam o PDV em um local de experiências positivas. 

E é natural que seja assim, em virtude da necessidade do varejo físico fazer frente ao e-commerce. 

A boa notícia é que a experiência que acompanha as compras offline é única. As pessoas gostam de entrar em um espaço acolhedor. Descobrir e experimentar novos produtos, saindo dali com o item tão desejado em suas mãos.  

Portanto, gerar experiências positivas na jornada de compra dos consumidores, atendendo seus anseios, não é mais uma opção. É uma questão de necessidade para marcas que desejam se manter competitivas. 

Nesse cenário, existe um outro desafio. Sendo o processo de inovação contínuo e tão veloz, como separar uma tecnologia que pode ser apenas um modismo e/ou agregar pouco valor daquela que merece investimento? 

Esse discernimento é importante para garantir boas decisões que se revertam em bons resultados.  

Pensando em todas essas questões e considerando nossa expertise no assunto, fizemos pesquisas, conversamos com varejistas e fornecedores do varejo.  

Por fim, elaboramos um material exclusivo para você. Trata-se do whitepaper: O futuro do PDV – inteligência de mercado: tendências e insights.

Ele, certamente, será um guia seguro para você atravessar a turbulência do mercado atual e projetar os próximos passos em suas lojas.

Uso de dados, personalização, metaverso…  o que esperar do futuro do PDV?

Cada vez mais, os lojistas precisam usar dados para entender o comportamento do consumidor e outros aspectos da loja. Sempre visando meios de tomar decisões mais assertivas que gerem maior eficiência no atendimento e economia. 

Informações confiáveis e atualizadas possibilitam, entre outras vantagens, determinar tendências de vendas, prever demandas, rastrear e estocar produtos, etc. 

Assim sendo, investir em soluções que permitam capturar e acessar dados é uma das mais importantes decisões do gestor que está pensando no futuro do PDV. 

Aliás, eles também são essenciais para atender um desejo do consumidor moderno: receber ofertas personalizadas, isto é, que combinem com o seu perfil. Essa personalização ajuda a vender mais, aumentar o engajamento marca-shopper e até a fidelizar os clientes. 

Ao permitir que as promoções sejam alteradas para atender a cada cliente de modo particular, isso fará com que eles se envolvam e sejam mais leais à marca. 

Outra questão essencial é a estratégia omnichannel, integrando os canais de venda e obtendo facilidades como:  

  • Maior alcance do público, que usa a internet para pesquisar suas compras; 
  • Conveniência de estar presente no dia a dia do consumidor, mesmo quando estão longe da loja física; 
  • Oferecer ao cliente maior praticidade, uma vez que ele pode ver os produtos online e ir até a loja para experimentar e comprar! 

No varejo offline há espaço para inovação já testada e aprovada, mas e quanto a recursos ainda em desenvolvimento, como o metaverso? Ele pode ser considerado recurso obrigatório no ponto de venda? É viável a todo tipo de varejo físico?  

Também exploramos este tema tão atual. Por isso, clique agora mesmo e conheça nosso whitepaper: O futuro do PDV – inteligência de mercado: tendências e insights

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Esperamos que aprecie a leitura!